Sports Aquáticos no Capibaribe

Tem gente que quer voltar a nadar no Capibaribe ou somente usar o rio na cidade. Antigamente isso era um dos locais de diversão da sociedade do Recife, que ainda começava a descobrir o futebol e tinha no remo e na natação a grande mania da cidade.



Muitos barcos de três clubes nas águas do Capibaribe. Será ao fundo o bairro de Santo Antônio? Não tenho certeza.

Outro flagrante da diversão. A chapa mostra as embarcações do Sport Clube do Recife.

Nessa a foto da equipe do Sport em 1928, vencedora do campeonato daquele dia.

O grande momento: A chegada bem disputada no ponto final. Sport e Barroso lutaram até o fim.
Aqui um aspecto da moda feminina para a prática dos "Sports Aquáticos"

 Aqui uma foto histórica. Momentos antes dos três nadadores se lançarem ao rio para disputar a prova náutica do "Homem-Peixe". No dia desta foto, o trajeto tinha inicio em Apipucos e ponto de chegada na Rua da Aurora, a nado. A prova depois de anos e vários outros trajetos menores deixou de ser praticada nos anos de 1960 aproximadamente. Mas, voltando a foto, no centro vemos o próprio Homem Peixe, grande campeão da disputa, tendo a direita o senhor José de Mello Alencar e a esquerda o senhor José Pedro de Lima.
Notem que José de Mello Alencar é deficiente físico e disputou a prova a nado de igual para igual. Na verdade, ele foi o último a desistir da prova, já que o José Pedro de Lima, com dores nas pernas abandonou logo no início e o Homem Peixe na altura do Derby, devido a grande corrente do Rio Capibaribe em julho de 1928.

Fotos tiradas do A Província, já vista várias vezes aqui no blog.

Leave a Reply

Seguidores