Basílica de Nossa Senhora do Carmo do Recife

No post sobre a Igreja de São Pedro dos Clérigos, comentei que iria falar um pouco da Igreja Basílica de Nossa Senhora do Carmo. Afinal, ela é um dos mais importantes templos católicos da cidade do Recife, estando presente na área central desde o século XIX.



Foto fantástica, tirada do link  http://www.flickr.com/photos/minhasfotos_rasgadas/6062530169/sizes/l/in/photostream/   
Localizada bem próximo do Pátio de São Pedro, no centro do Recife, a Igreja foi elevada a categoria de Basílica em 1922, sendo um reconhecimento pela sua importância para a propagação da fé católica no Estado.


View Larger Map

Tombada em 1938 pelo IPHAN, como forma de apresentar o barroco enquanto expressão artística nacional, o conjunto apresenta um belo altar, e fachada e pátio mantidos, apesar das inúmeras transformações urbanísticas existentes na cidade.



Fachada da Igreja no século XIX e no século XXI. Praticamente inalterada.

















Por ser uma Basílica, estar constantemente aberta e ser localizada numa área central, bastante movimentada,   o local é muito visitado por fieis, em variados horários.



E como sempre, santos diversos adornam as laterais. Aqui não tenho certeza, mas acredito que sejam São José e Santo Antônio.





A parte superior da igreja apresenta belas pinturas, pena que vistas de longe não seja possível apreciar tão bem.


Por fim, indico que o local teve um belo trabalho feito por alguém no google earth. Vale a pena conferir e se o autor do trabalho se identificar, eu coloco a fonte com certeza.



Bom, futuramente vou falar do Convento de São Francisco, também no centro do Recife e com um belo conjunto de azulejos portugueses.

P.s: Coloquei algumas fotos da internet, pois notei que a qualidade das fotos do celular não ficaram tão boas

One Response to Basílica de Nossa Senhora do Carmo do Recife

  1. Giselle Gerson says:

    Muito boa a dica de visitação a essa edificação religiosa de grande importância para a cidade. O pátio na frente, dá uma sensação de monumentalidade também...
    Creio que a maquete no google earth deva ser de algum aluno do curso de arquitetura e urbanismo, pois se estuda a relação destes prédios com o entorno, para poder propor nas disciplinas de projeto. Parabéns pelo blog!!!
    Aguardo post sobre o convento de São Francisco, que na minha opinião é ainda mais lindo do que a basílica.

Leave a Reply

Seguidores