Archive for janeiro 2012

Sports Aquáticos no Capibaribe

Tem gente que quer voltar a nadar no Capibaribe ou somente usar o rio na cidade. Antigamente isso era um dos locais de diversão da sociedade do Recife, que ainda começava a descobrir o futebol e tinha no remo e na natação a grande mania da cidade.



Muitos barcos de três clubes nas águas do Capibaribe. Será ao fundo o bairro de Santo Antônio? Não tenho certeza.

Outro flagrante da diversão. A chapa mostra as embarcações do Sport Clube do Recife.

Nessa a foto da equipe do Sport em 1928, vencedora do campeonato daquele dia.

O grande momento: A chegada bem disputada no ponto final. Sport e Barroso lutaram até o fim.
Aqui um aspecto da moda feminina para a prática dos "Sports Aquáticos"

 Aqui uma foto histórica. Momentos antes dos três nadadores se lançarem ao rio para disputar a prova náutica do "Homem-Peixe". No dia desta foto, o trajeto tinha inicio em Apipucos e ponto de chegada na Rua da Aurora, a nado. A prova depois de anos e vários outros trajetos menores deixou de ser praticada nos anos de 1960 aproximadamente. Mas, voltando a foto, no centro vemos o próprio Homem Peixe, grande campeão da disputa, tendo a direita o senhor José de Mello Alencar e a esquerda o senhor José Pedro de Lima.
Notem que José de Mello Alencar é deficiente físico e disputou a prova a nado de igual para igual. Na verdade, ele foi o último a desistir da prova, já que o José Pedro de Lima, com dores nas pernas abandonou logo no início e o Homem Peixe na altura do Derby, devido a grande corrente do Rio Capibaribe em julho de 1928.

Fotos tiradas do A Província, já vista várias vezes aqui no blog.

Coluna social Recifense

Dois flagrantes da high-society do Recife de 1928. Gente bonita, animada e liberal, dançando nos clubes da cidade.




E aqui uma foto do absurdo de como a realeza Afegã se ocidentalizou.... coisa triste!



RPA1 - Caminhos da Cidade

Raramente eu posto somente um vídeo. Esse eu achei bem legal pela simplicidade com que leitura da paisagem é feita.Vale conferir


Recife de Ontem e Recife de Hoje

Quatro locais do Recife. Fotografados ontem e hoje.


1) Mercado de São José
Inaugurado em 1875 o Mercado já passou por várias reformas em suas estruturas. Tombado pelo IPHAN como um importante exemplar da arquitetura de ferro no Brasil, é hoje um centro de distribuição alimentar e comércio de artesanatos na área central.
Dia movimentado no Mercado de São José, em aproximadamente 1880.
Artesanato no Mercado de São José em 2011
2) Igreja do Carmo
Construída no local do antigo palácio da Boa Vista (Falta confirmar essa informação), a fachada e pátio da Igreja do Carmo, no centro do Recife sobreviveu frente as destruições empreendidas no século XX. Claro que a lógica do pátio ficou danificada com a abertura da Avenida Dantas Barreto, mas ainda mantém sua característica.
Fachada da Igreja do Convento do Carmo em 1865.
Fachada e pátio do Carmo em 2011.

Aberta ao público em 1882 é uma das igrejas católicas mais recentes do centro do Recife. O local onde ela se encontra era, aparentemente, terras da comunidade dos Clérigos da Igreja de São Pedro
Igreja e Pátio do Livramento em Recife, aproximadamente 1880.

Pátio do livramento em 2011. Outro pátio destruído pela lógica das Avenida imposta nas décadas de 1960.


No século XIX Luis-Léger Vauthier disse que era um absurdo Recife não ter um teatro decente. Com essa ideia, o engenheiro francês construiu um dos principais locais de diversão para as elites daquela época.

Teatro de Santa Isabel, aproximadamente em 1855


Teatro de Santa Isabel em 2011.


As fotos antigas são do livro de Gilberto Ferrez - Velhas Fotografias Pernambucanas 1851 - 1890, onde ele organiza um álbum com imagens variadas da cidade e da região.

Igreja de São Pedro dos Clérigos

Gilberto Freyre disse que essa é uma das Igrejas mais românticas do Brasil. Na minha opinião é um dos locais mais bonitos e legais do Recife. Seguem as fotos (de celular com baixa qualidade), de uma Igreja muito barroca, mas com coisas do rococó e maneirismo.
Detalhe que tanto a igreja quanto pátio são tombados pelo IPHAN.

Seguidores