Velho Recife de 1929 - por Manuel Bandeira

Ontem publiquei um post com imagens feitas por Manuel Bandeira para o jornal "A Provincia". Havia mais uma imagem, porém achei que ela merecia uma postagem isolada.

O desenho foi publicado em 21 de Agosto de 1929 e representa não só o "Velho Recife", como mostra o título da imagem, mas um sentimento nostálgico de revolta frente aos (des)encantos modernos pelo qual passava a cidade, sentimento típico daquele grupo citado no post de ontem.




No Jornal, abaixo da imagem, lê-se o seguinte texto, que eu transcrevo literalmente:

"O Velho Recife, o Recife ainda do seculo  passado que o naturalista Mansfield achou tão cheio de caracter, nas suas casas de typo portuguez, com telhas acanaladas e azas de andorinhas nas beiraes, encontrou em Manoel Bandeira um fixador surprehendente.
Antes delle nenhum setorista se demorara em desenhar trechos de caes abandonados, ruinas de antigas egrejas e telhados de casas seculares, juntos uns com os outros, como que se amparando e se protegendo mutuamente da destruição do tempo.
Reuniu Manoel Bandeira uma admiravel colleção de todos esses curiosos aspectos que infelizmente vão aos poucos desapparecendo.
Quando na verdade elles se poderiam conservar nas suas linhas e no seu espirito, concilliados com a necessidade de  melhoramentos urbanos.
O desenho de Manoel Bandeira que hoje publicamos fixa um recanto do velho bairro de São José"

Leave a Reply

Seguidores